A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 20 de maio de 2022

LER +

LER em qualquer lugar!
Gostas de LER? Procuras um LIVRO? Aceita as sugestões dos alunos do 9.º C, através deste padlet, produzidas no âmbito do Fórum de Leitura.

LER

LER sempre +

 A Inês Vaz e a Leonor Moniz, alunas do 9.º ano ─ que participam, regularmente, em eventos de promoção de LEITURA ─ cientes do poder de um bom livro, deixam-nos o seu testemunho entusiasmado sobre a importância de LER.

 

Os LIVROS suscitam-me vários sentimentos, como a alegria e a tristeza. Provocam-me também ansiedade, para saber de que forma o enredo vai terminar. Para mim, são uma companhia, e se nos afeiçoarmos muito a um, é como se participássemos nessa história. Muitas vezes, o LIVRO acaba por invadir-me duma maneira tão positiva e permite-me mergulhar num sonho ou numa fantasia. Também me proporciona viagens a lugares desconhecidos e permite-me uma certa liberdade e poder, até para enfrentar o dia a dia.

LER aumenta os meus conhecimentos, enriquece e amplia o meu vocabulário. Por vezes, através da leitura encontro possibilidades de respostas às minhas inquietações ou às minhas dúvidas. A leitura tem uma grande influência no meu espirito crítico. Na minha opinião, a leitura é cultura e deve tornar-se um hábito na população.

 LEONOR MONIZ

 

LER, para mim, é uma grande forma de passar o tempo. Numa leitura, podemos perder vários minutos e horas hipnotizados pelo tipo de história e eu faço-o, até para me refugiar do mundo e viver noutro, consoante o género do LIVRO. Os meus sentimentos mudam a cada história, eu posso sentir curiosidade, tristeza e felicidade, mas existe um que nunca muda: o sentimento de liberdade, de mergulhar num sonho não eterno, mas bom, onde não existe limite de idade, para o vivermos. Além de poder aprofundar a minha cultura, melhorar o vocabulário e espírito crítico, a leitura fortalece-me como pessoa e suscita-me a invasão em mundos diferentes e a evasão de que por vezes necessito para ser mais feliz.

INÊS VAZ

 

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Concurso "Soletrar Ciência e Cidadania"

     Este evento, que é uma iniciativa conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares e Biblioteca Municipal, em articulação com o Centro de Ciência Viva de Guimarães, destina-se a promover a literacia, o conhecimento lexical dos alunos do terceiro ciclo, aliando conceitos científicos aos da cidadania, nomeadamente através da exploração de vocabulário associado aos diferentes domínios da Educação para a Cidadania, Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Saúde e Sexualidade, em articulação com os conceitos trabalhados nas disciplinas de Ciências Naturais e Física e Química.