A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 20 de maio de 2022

LER sempre +

 A Inês Vaz e a Leonor Moniz, alunas do 9.º ano ─ que participam, regularmente, em eventos de promoção de LEITURA ─ cientes do poder de um bom livro, deixam-nos o seu testemunho entusiasmado sobre a importância de LER.

 

Os LIVROS suscitam-me vários sentimentos, como a alegria e a tristeza. Provocam-me também ansiedade, para saber de que forma o enredo vai terminar. Para mim, são uma companhia, e se nos afeiçoarmos muito a um, é como se participássemos nessa história. Muitas vezes, o LIVRO acaba por invadir-me duma maneira tão positiva e permite-me mergulhar num sonho ou numa fantasia. Também me proporciona viagens a lugares desconhecidos e permite-me uma certa liberdade e poder, até para enfrentar o dia a dia.

LER aumenta os meus conhecimentos, enriquece e amplia o meu vocabulário. Por vezes, através da leitura encontro possibilidades de respostas às minhas inquietações ou às minhas dúvidas. A leitura tem uma grande influência no meu espirito crítico. Na minha opinião, a leitura é cultura e deve tornar-se um hábito na população.

 LEONOR MONIZ

 

LER, para mim, é uma grande forma de passar o tempo. Numa leitura, podemos perder vários minutos e horas hipnotizados pelo tipo de história e eu faço-o, até para me refugiar do mundo e viver noutro, consoante o género do LIVRO. Os meus sentimentos mudam a cada história, eu posso sentir curiosidade, tristeza e felicidade, mas existe um que nunca muda: o sentimento de liberdade, de mergulhar num sonho não eterno, mas bom, onde não existe limite de idade, para o vivermos. Além de poder aprofundar a minha cultura, melhorar o vocabulário e espírito crítico, a leitura fortalece-me como pessoa e suscita-me a invasão em mundos diferentes e a evasão de que por vezes necessito para ser mais feliz.

INÊS VAZ