A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quinta-feira, 20 de maio de 2021

“Oriana 2, a revolta”

     Na continuidade da exploração da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, A fada Oriana, os alunos do 5.º B pediram à professora de português Eugénia Almeida para escrever uma sequela da história. Surge “Oriana 2, a revolta” que, na verdade, é o reflexo das animações que veem nas redes sociais. Escreveram com prazer, criatividade e aprenderam. 

            O resultado foi este e-book com as suas próprias ilustrações. Um trabalho feito com diversão e muito entusiasmo que já está a originar novas sequelas.

Acede a este e-book aqui

“Estórias ao cubo”

       Esta atividade designada por “Estórias ao cubo” realizou-se na aula de português, pela Prof.ª Eugénia Almeida, no âmbito do desenvolvimento do conteúdo “O texto narrativo”. A apresentação é feita pela aluna Maria Luísa Silva, do 5.º D, e a história por ela criada foi  “A tartaruga”.


Neste mês em que se celebra a arte, a RBE desafia as bibliotecas a partilharem as suas práticas inspiradoras no âmbito da arte e da cultura. As mesmas serão divulgadas nos habituais canais de comunicação da RBE.

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Lília Ribeiro segue em mais uma prova do CNL

Momento da Prova escrita do CNL

Exemplar na postura ética e na preparação para esta etapa do Concurso Nacional de Leitura, a Lília Cação Ribeiro, aluna do 4.º ano da Prof.ª Armanda Torrinha da EB do Salgueiral, mostrou-se, desde o início deste evento literário, uma menina muito segura, atenta e sem vacilações.

O rigor com que foi preparada, sempre em interação com o grande grupo que é a turma, proporcionou-lhe todas as vitórias. Foram lidas várias obras, construídos inúmeros textos de argumentação para que se sentisse o mais confortável possível. Talento e postura assertiva notáveis!

PARABÉNS, Lília! És um estímulo e um grande orgulho para o nosso Agrupamento.

Segue em frente!