A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

domingo, 19 de junho de 2011

Dia da alimentação

A Biblioteca Escolar não ficou indiferente à importância das comemorações do Dia Mundial da Alimentação e na acção conjunta com o Grupo de Ciências efectuou uma campanha de sensibilização para o uso correcto da Roda dos Alimentos.

.
Apoiada na leitura dramatizada do livro de Cidália Fernandes Alberto no País dos Excessos -  que podes requisitar -  e numa alegre canção, os alunos do 6ºano observaram a situação de obesidade de um rapaz , o que o impedia de ser feliz.
Além disso, procurou-se alertar para o factor humano e para o valor da amizade junto dos que padecem deste problema de saúde(e que afecta muitos jovens), para que não se sintam excluídos socialmente.

Dia Mundial da Alimentação - 6ºC

No passado dia 15 de Outubro, a Escola EB 2,3 D. Afonso Henriques, organizou actividades sobre o “Dia Mundial da Alimentação”.



Os alunos do 6º ano visualizaram, na Biblioteca, um PowerPoint sobre a história “Alberto no País dos Excessos”, no qual entravam personagens muito interessantes:
  - Alberto, um menino muito saudável;
  - Ernesto, um menino pouco saudável;
  - A avó do Alberto, uma sábia senhora saudável;
  - E o Eduardinho, um menino que morava no sonho do Alberto.
Nesse dia tivemos actividades como a “Feira dos Legumes e Frutas”.
Com a apresentação de uma senha, recebemos, ainda, uma merenda saudável:
  - pão com queijo e maçã;
  - pão com manteiga e maçã;
  - maçã.

Vamos falar da República em Guimarães!

A Biblioteca Escolar recebeu, no âmbito das Comemorações dos 100 anos da Implantação da República - que decorrerão até ao final deste ano lectivo - uma figura ilustre da cultura vimaranense: o Prof. Capela Miguel, grande entusiasta pela divulgação desta efeméride nas escolas ( até ao momento, já tinha proferido mais de 40 palestras).
Foi um momento enriquecedor, com sentido crítico e humor, no qual participaram, para além dos professores, os alunos do 7º E,e H,  8º C e D e EFA diurno. O orador efectuou uma visão diacrónica da História de Portugal até convergir em1910, especificando a repercussão dos ideais da República em Guimarães.
Os alunos do 6ºano também tiveram a oportunidade de festejar esta data, na Biblioteca, elaborando marcadores de leitura, após terem visto um documentário e lido um excerto da obra de Maria José Meireles VIVA A REPÙBLICA !

Visita à Biblioteca

De acordo com o Plano Anual de Actividades, no passado dia 23 de Março as crianças do Jardim de Infância do Alto da Bandeira (sala 1 e 2) deslocaram-se ao Agrupamento D. Afonso Henriques com o intuito de visitar a Biblioteca Escolar. Todas as crianças adoraram visitar e conhecer a Biblioteca do Agrupamento D. Afonso Henriques. Algumas crianças têm familiares e amigos que frequentam este estabelecimento, estando com o intuito de as encontrar e com o desejo de virem frequentar a “Escola dos Grandes” .

Fomos recebidos com muito carinho e atenção pela Professora Ema, responsável pela Biblioteca. Acolheu todas as crianças com afecto e explicou de uma forma sucinta a importância dos livros e da leitura. De seguida foi feita uma visita guiada à Biblioteca. Por fim, estivemos a visualizar um livro interactivo intitulado “Inês vai ao circo”.

A escritora Cidália Fernandes...

A escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento do gosto pela leitura e um ambiente facilitador do intercâmbio da cultura e da experimentação.
Através da leitura podemos levar a criança não só a ter contacto com os livros, com a palavra e com as letras, mas principalmente conduzi-la a um mundo imaginário, onde ela possa encontrar personagens e situações diferentes daquelas que vive habitualmente. A palavra é um instrumento mágico, pois através dela podemos incutir nas crianças bem-estar, prazer, satisfação e até conhecimento.
Numa acção de divulgação e promoção da leitura, a E.B1/J.I. de Silvares contou com a presença da escritora Cidália Fernandes, para a apresentação de um dos seus contos. A escritora procurou enriquecer a imaginação e estimular a observação dos alunos numa situação lúdica e permitiu que as mesmas se apropriassem de um mundo oral e escrito. Através de vários estímulos, foram descobrindo conceitos, fixando a sua atenção, captando pormenores, ao mesmo tempo que exercitavam as capacidades de comunicarem, compreenderem e participarem. Enquanto ouvintes, alguns alunos assumiram na história um papel participante/actor num mundo de fantasia.
A escritora proporcionou a criação de uma cena com personagens reais, onde os alunos representaram situações fantásticas e partilharam momentos mágicos. Favoreceu a expressão de ideias, emoções, sensações; mais motivação e reconhecimento social e individual face à leitura, estimulando activamente a relação dos mesmos com os livros, histórias, textos…Finalizamos com uma nota de agradecimento à escritora Cidália Fernandes por nos ter proporcionado este momento mágico.

27 de Janeiro – Dia do Holocausto

A Biblioteca Escolar não quer ficar indiferente a essa grande tragédia que envolveu a comunidade judaica. .
E numa cerimónia simples vai evocar o drama do Holocausto, através do visionamento do filme “A Lista de  Shindler” e na leitura de alguns excertos de livros que evocam essa época da II Guerra Mundial como Anne Frank - O Diário e A Biografia, O Mundo em que Vivi de Ilse Losa e A Casa do Pó de Fernando Campos.
Poderás também deixar ficar o teu comentário sobre o holocausto, no dia 27 de Janeiro.
A Biblioteca sugere as visitas ao Museu Judaico, em Belmonte, ou a uma das sinagogas mais bem conservadas, em Tomar.

Noite de Reis

Foram múltiplas as vozes que se fizeram ouvir, na Noite de Reis, no dia 21 de Janeiro, pela acção da equipa da Biblioteca Escolar.

Alunos do ensino diurno e nocturno, Assistentes Operacionais, Encarregados de Educação, Docentes no activo e aposentados, além de seus familiares, tornaram esta noite invulgar, com um programa cultural de destaque.
E se o povo diz que “Depois de São Sebastião, só canta os reis quem é lambão”, o certo é que a Comunidade Educativa estava muito bem representada para festejar os três Reis Magos, para elevar a cultura e divulgar trabalhos lúdico - pedagógicos desenvolvidos ao longo deste ano lectivo.
Houve representações teatrais e com sombras, declamação de poesia, música coral e instrumental (violino, saxofone, violoncelo, guitarra portuguesa, o grupo «Quatro Graus d’Oeste»), além da atribuição de prémios - pela Sra. Vereadora da Cultura – para salientar o melhor leitor do 1.ºperíodo e os vencedores do Concurso Literário sobre o Outono e o São Martinho promovido pela Biblioteca Escolar.
Foi muito gratificante ver o empenho de quem manifestamente se esforçou, para que esta fosse uma noite muito bela, criativa e rica, apesar das instalações terem sido deveras insuficientes, para uma adesão tão forte de Encarregados de Educação e familiares.
Acreditamos que são também estes momentos que ficam marcados, positivamente, na memória de todos quantos passam pela Escola, porque a alegria dos alunos foi imensa.
A equipa da Biblioteca Escolar agradece, uma vez mais, aos que colaboraram, para que este Serão fosse possível.