A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Clube da Escrita

 No âmbito do Clube da Escrita, os alunos criam textos baseados em temas discutidos na aula. Será uma forma de os incentivar para esta competência e, sobretudo, estimulá-los para a aplicação da diversidade lexical e correta forma de escrever, aumentando-lhes também a confiança de que são capazes de produzir textos belos e artísticos.

Publicamos trabalhos redigidos pelos alunos do 9.º A, B e E da Prof.ª Fernanda Agostinha.

 25 de outubro - Dia do Agrupamento

Na minha escola

Na minha escola brilha uma pequena luz de exatidão 
Na minha escola brilha a luz da amizade
Foi lá que aprendi gestos de caridade
Uma luz que brilha para sempre ou não 

No meu agrupamento,

a esperança é um ponto fundamental
a brilhar no meio de nós, alunos e professores.
Lá aprendemos a dar valor ao essencial.

Murilo, n.°16; Gabriel, n.°5; Gonçalo, n.°6 - 9.º E

 

 A escola é…


Uma pequenina luz que traz a união, 

não se trata do edifício, salas, horários,

mas de gente que trabalha, aprende, se alegra e se conhece.

 

Na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

é criar laços de amizade,

é conviver, é respeitar,

é aprender a ter esperança.

 

Esperança é a luz que se mantém acesa,

mesmo quando a vida teima em jogar-nos na escuridão.

Isabela, n.º8; Natália, n.º 17; Vânia, n.º 19 -
9.º E

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

S. Martinho na Escola

A Prof.ª Manuela Sá trouxe os alunos do 5.º ano para o átrio dos blocos de aulas, para entoarem uma melodia a celebrar São Martinho. Foi um momento gracioso, que nos encantou, a coincidir com o lindo dia de Sol que lembra a lenda do Verão do referido santo. 

 

São Martinho


 Comemorar São Martinho e o Outono serviu de base para as crianças do JI de Silvares efetuarem trabalhos de expressão plástica. Parabéns!

O Outono e o São Martinho

 

Trabalho realizado pelos alunos da Educação Especial
Esteve patente, na Biblioteca Escolar, uma exposição de trabalhos efetuados pelos alunos do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques que evidenciaram a multiplicidade de perspectivas, sobre o modo como observaram o Outono e celebraram o São Martinho.

terça-feira, 9 de novembro de 2021

"Às duas por três, voltamos à Escolinha" — Clube da leitura e da Escrita e Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação




Baseados na maravilhosa obra de Luísa Ducla Soares, Os Ovos Misteriosos, que foca a máxima de que somos "Todos diferentes, todos iguais", três alunos do 9.º D, Afonso Pereira, Cláudia Cardoso e Maria Luísa Pinto, sob a coordenação da sua DT, Prof.ª Irene Salgado, efetuaram um teatro de fantoches na Biblioteca Escolar da EB do Alto da Bandeira, tendo como público a turma do 1.º ano.  

Esta iniciativa,  inserida no Clube da Leitura e da Escrita, além de motivação para o conhecimento de uma obra, teve o efeito de uma surpresa, pois uma das dinamizadoras, a Maria Luísa, fez o teatro para a sua irmã que frequenta a turma do 1.º ano.

Marcadores de Leitura do 9.º ano

 Mais Arte inerente à motivação para a leitura, a corroborar a iniciativa do PNL "10 minutos a Ler". Desta vez, alguns exemplos de marcadores, com citações de poemas, criados pelos alunos do 9.º ano, durante as aulas de E.V. da Prof.ª Augusta Melro. Parabéns!



segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Torneios de xadrez na BE

 Jogar xadrez é uma das possibilidades que a Biblioteca Escolar oferece para ocupar os alunos nos tempos livres, permitindo a socialização, numa época em que são altamente dependentes das tecnologias e consequente isolamento. São reconhecidas a este jogo de tabuleiro inúmeras vantagens: além de exercitar a mente para o raciocínio e concentração, estimula a paciência e ajuda a lidar com o sentimento de perda. Factores que elevam o rendimento escolar! Por isso, inscreve-te no Clube de Xadrez!