A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Opiniões sobre leituras - Fórum de leitura

     

        Gostei muito de ler  a obra de Álvaro de Magalhães, Pelos teus lindos olhos, da Coleção "Triângulo Jota",  para apresentar no Fórum, durante a aula de português. Recomendo a sua leitura. Foi um livro que me ensinou que a aparência não é tudo, e que o que é mesmo importante é a personalidade da pessoa de quem gostamos. A protagonista tinha um poder designado por psicosinese e roubava olhos para tornar o seu poder mais forte. Até que, um dia, quis roubar os olhos a um rapaz que estava apaixonado por ela. Mas será que consegue?
    A frase de que mais gostei foi “Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.” (pág. 140)

Lara Castro, 8.º E

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Dia da Floresta Autóctone

    

      Para celebrar o Dia da Floresta Autóctone, o Laboratório da Paisagem ofereceu um carvalho negral, cuja designação latina é   quercus pyrenaica,  para ser plantado no recinto escolar, no jardim que, outrora, foi uma quinta. Alunos do 5.º e 7.º E ajudaram a plantar a árvore e também declamaram poesias em seu redor. Posteriormente, será divulgada uma aplicação sobre as árvores da nossa escola.

    Queres saber? O prefixo auto significa próprio, e ctone quer dizer terra. Espécies autóctones são as oriundas da própria terra. São espécies autóctones de Portugal o carvalho, o castanheiro, o sobreiro, o pinheiro, a oliveira, entre outras árvores de fruto. Consideramos espécies invasoras, por exemplo, o eucalipto que é usado, sobretudo, para fabrico da pasta de papel. 

    Porque é que se comemora hoje o Dia da Floresta Autóctone?No Sul da Europa, este mês é o tempo privilegiado para plantar uma árvore, devido às condições climáticas de humidade, no entanto, no Norte da Europa, o tempo favorável para o efeito é o início da  primavera, daí ser celebrado a 21 de março o Dia da Árvore.

LER mais Poesia

Pela Pátria

Ouve, meu Filho: cheio de carinho,
Ama as Árvores, ama. E, se puderes,
(E poderás: tu podes quanto queres!)
Vai-as plantando à beira do caminho.

Hoje uma, outra amanhã, devagarinho.
Serão em fruto e em flor, quando cresceres.
Façam os outros como tu fizeres:
Aves de Abril que vão compondo o ninho.