A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Um Estendal de Poesia


Um estendal de Poesia
«Como uma rapariga descalça», a Primavera entrou pela Biblioteca engalanando-a de cores e de poesia.
E num ABC de letras mágicas, graças à colaboração de professores e de alunos, houve palavras soltas e rimadas, ora simples ora densas de conteúdo, de elogio à Natureza, à Árvore, à Amizade, ao Amor, aos Afetos. Mas também surgiram poesias de intervenção, que nos ajudam a ver melhor, celebrando a Liberdade e esse grande Dia 25 de Abril que Sophia tão bem sintetizou como ”o dia inicial inteiro e limpo”.
E “presos” por molas, mas livres de opressão, num gesto de cidadania ativa, os poemas “voavam” suspensos, dando mais alma à BE e à cantina, envolvendo aqueles que por lá passaram, nos meses de Março, Abril e Maio.





Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Another free slideshow design by Smilebox

"Como um Girassol"

O girassol é, por excelência, a flor que simboliza a disciplina de EMRC. Dotada de particularidades únicas, utilizadas em diversas aplicações:
no fabrico de óleo alimentar, no uso terapêutico, esta flor move-se em torno do sol, à procura da luz fazendo um movimento de rotação de 90 graus. São tão bonitos e coloridos os campos de girassóis!
Esse ambiente foi transposto metaforicamente para a Biblioteca escolar, onde esteve patente uma exposição de GIRASSÓIS artisticamente decorados pelos alunos do 7º ano, no âmbito da referida disciplina.
Foi gratificante verificar os trabalhos produzidos quer pela luminosidade e arte que transmitiam, quer pela nota de alegria e simbolismo inerentes: todos nós, ao longo dos nossos dias, vivemos em busca do sol, o calor do astro rei, e também procuramos ser luz para os outros.

 

 



Era uma vez... Um Castelo

Dia dos Monumentos
Para comemorar o Dia dos Monumentos, 18 de maio, a Biblioteca Escolar recebeu cerca de sessenta maravilhosas miniaturas de castelos medievais produzidas pelos alunos dos 5.º e 7.º anos.
Mas para se entrar neste domínio histórico e fascinante, havia uma “fortaleza” erigida pela Prof. Cidália Silva, a promotora da exposição, de modo a simbolizar o sistema defensivo dos nossos antepassados; e na tela, a simulação de um castelo a ser invadido por um galante apaixonado que queria estar com sua donzela.
No mesmo espaço, a Prof. Olga Oliveira criou um mapa ilustrando a localização dos castelos medievais portugueses, associando-o a uma ficha que levava os alunos a descobrir as várias áreas dessas fortificações.
Assinalando a Capital Europeia da Cultura, o logótipo, que é formado pelas ameias do castelo, foi decorado com materiais multifacetados e atrativos, pelas turmas do 7.º ano, constituindo um mural muito bonito.
Para aprofundar este tema, uma montra de livros e a representação da bandeira coeva de D. Afonso Henriques (bem como de um documento sinopse ilustrativo de todas as que vigoraram no território nacional) estiveram expostas na BE.
Apesar de ter sido uma visita relâmpago, a BE sentiu-se privilegiada por ter contado, no dia 31 de maio, com a presença da ilustradora Fedra Santos e de Maria João Lopes, autoras da obra Guimarães - Guia para Jovens Exploradores, que recomendamos vivamente, o que poderá constituir uma boa oportunidade lúdica e instrutiva para se conhecer e redescobrir a cidade património da humanidade.




A par da exposição, e no culminar desta efeméride, a BE recebeu a visita da Dr.ª Susana Maria Freitas, Técnica do Paço do Duques de Bragança, que abordou a história do castelo de Guimarães, erigido por força e vontade de Homens valentes, e que é hoje o segundo monumento mais visitado no país.
Não podemos deixar de referir o belíssimo presente que a escola recebeu, para alindar a BE: uma toalha artisticamente pintada pela Prof. Olga Ferreira com a imagem do castelo vimaranense.