A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

domingo, 19 de junho de 2011

A escritora Cidália Fernandes...

A escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento do gosto pela leitura e um ambiente facilitador do intercâmbio da cultura e da experimentação.
Através da leitura podemos levar a criança não só a ter contacto com os livros, com a palavra e com as letras, mas principalmente conduzi-la a um mundo imaginário, onde ela possa encontrar personagens e situações diferentes daquelas que vive habitualmente. A palavra é um instrumento mágico, pois através dela podemos incutir nas crianças bem-estar, prazer, satisfação e até conhecimento.
Numa acção de divulgação e promoção da leitura, a E.B1/J.I. de Silvares contou com a presença da escritora Cidália Fernandes, para a apresentação de um dos seus contos. A escritora procurou enriquecer a imaginação e estimular a observação dos alunos numa situação lúdica e permitiu que as mesmas se apropriassem de um mundo oral e escrito. Através de vários estímulos, foram descobrindo conceitos, fixando a sua atenção, captando pormenores, ao mesmo tempo que exercitavam as capacidades de comunicarem, compreenderem e participarem. Enquanto ouvintes, alguns alunos assumiram na história um papel participante/actor num mundo de fantasia.
A escritora proporcionou a criação de uma cena com personagens reais, onde os alunos representaram situações fantásticas e partilharam momentos mágicos. Favoreceu a expressão de ideias, emoções, sensações; mais motivação e reconhecimento social e individual face à leitura, estimulando activamente a relação dos mesmos com os livros, histórias, textos…Finalizamos com uma nota de agradecimento à escritora Cidália Fernandes por nos ter proporcionado este momento mágico.