A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Camões, o amor pela Pátria e pela Língua portuguesa — Leituras partilhadas

Lições d'Os Lusíadas - Livro - WOOKÉ sempre de louvar, quando os alunos se exprimem, favoravelmente, perante um texto tão difícil quão importante, para a língua e cultura portuguesa, como é a epopeia camoniana, embora reconhecendo a maturidade que se exige para a compreensão da mesma.
Foi o que fizeram as alunas do 9.º B, Joana Josefino e Mariana Jesus, sob proposta da Prof.ª Irene Salgado que motivou a turma a escrever sobre a grande epopeia dos Descobrimentos e da alma portuguesa — Os Lusíadas.
     

Os Lusíadas  Leituras partilhadas
Na minha opinião, Os Lusíadas é uma obra com extrema importância na língua portuguesa, pois fala de uma época de prosperidade e foi escrita com grande inteligência e vocação.
Apesar de ser um livro com grande mérito e importância, pela época em que foi escrito, possui genialidade e conjugação das palavras e dos episódios. Eu acho que com a minha idade e no 9.º ano de escolaridade perdemos, de certa forma, o interesse e não temos maturidade suficiente para perceber a complexidade desta obra, mas ao mesmo tempo, no início da leitura, eu estava cativadíssima, pois o que Camões fez com as frases é uma completa obra de arte,
 tinha uma aptidão incrível para a junção de palavras. E para além de ser um poema, como era uma epopeia, tinha de ter diversas características de difícil cumprimento.
No meu ponto de vista, embora esta obra esteja escrita em português, parece, por vezes, outra língua, pois o português usado naquela época e atualmente difere em algumas partes, sendo, ocasionalmente, de difícil compreensão. Mas como este livro é analisado com ajuda conseguimos compreender algumas mensagens escondidas entre linhas.
Concluindo, Os Lusíadas é uma obra esplêndida, Camões é simplesmente um génio e é um livro de difícil compreensão para quem não tiver maturidade para tal ou não tiver ajuda para a análise desta obra.

Joana Raquel Josefino Fernandes, 9.º B


Os Lusíadas

 Os Lusíadas, escrito por Luís Vaz de Camões, é uma das obras com mais destaque na literatura portuguesa. Esta obra extensa foi me apresentada nas aulas de Português e houve certas partes que me cativaram e outras que não.
Na minha opinião, o autor merece grande mérito pelo esforço e dedicação colocados nesta obra que enaltece o povo português. A forma como Luís de Camões constrói estes cantos e consegue que cada estância tenha oito versos, que cada verso tenha 10 sílabas métricas e que todas as estâncias obedeçam ao mesmo esquema rimático mostra o empenho do autor nesta obra. Apercebemo-nos da habilidade que o escritor tem com as palavras e como consegue fazer que estas encaixem perfeitamente umas com as outras sendo essa uma das características que torna esta obra tão grandiosa.
O modo como a realidade é misturada com o mito é também uma das razões pelas quais eu gostei da mesma.
Eu considero que Os Lusíadas são uma obra que deve ser estudada na escola, pois, às vezes, torna-se difícil de interpretar e perceber e normalmente não desperta interesse nos adolescentes. É também uma obra que eu penso que todos os portugueses devem ler e estudar.

Mariana Jesus, 9.º B