A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 15 de maio de 2020

15 de maio - Dia da Família

Diversidade Familiar - Família – Wikipédia, a enciclopédia livre
"O que faz uma Família é o Amor!"
Inspirado por este tema, elabora um comentário, acróstico, poema, conto, ilustração, BD ou árvore genealógica. Envia-o para o endereço eletrónico da Biblioteca Escolar
 dafonsohenriquesbib@gmail.com  Os trabalhos serão publicados no blogue.
Bom Dia da Família!

Lê os Textos dos alunos que acederam escrever sobre este tema. 

Família é onde a nossa história começa. Família é a base de tudoFamília é amor, carinho, proteção, respeito...

Fiel
Amiga
Meiga
Incrível
Leal
Insubstituível
Amorosa
Quem tem uma família como a minha, tem tudo!

Margarida Lameiras 7.º B

Família é companhia
Companhia é solidariedade
Solidariedade é respeito
Respeito é cuidar dos outros
Cuidar dos outros é amor
Amor é 
 
Família.
Nuno Afonso,7.º B

Fantástica
amorosa
maravilhosa
incrível
lutadora
invencível
amigável


MELHOR FAMÍLIA DO MUNDO!!!

Maria Luís, 7.º B


A minha família

A minha família é tudo para mim, porque sem ela não sou ninguém.
Agora, com esta Pandemia, não posso encontrar-me com os meus avós, tias, primos, etc. 
Só espero uma coisa: que esta Pandemia passe para estar com a minha família e me divertir com ela.
Na minha opinião, se não estivermos com a nossa família, sentimo-nos tristes e desanimados
Adoro a minha família e espero abraçá-la o mais rápido possível.


            Rafael Pereira, 7.º C

Família

Família "é um agrupamento humano formado por duas ou mais pessoas com ligações biológicas, ancestrais, legais ou afetivas que, geralmente, vivem ou viveram na mesma casa". in  wikipedia
A família tem uma grande importância na vida das pessoas, pois com ela é que conversamos, desabafamos, brincamos, aprendemos, convivemos e compartilhamos. Ela normalmente é constituída por pai, mãe, filho ou filhos, tios, tias, avós, avôs, primos, primas, etc. Todas as pessoas, acredito que a maior parte delas, valorizam e amam suas famílias, pois, como já havia dito, passamos praticamente toda a nossa vida com elas.         
Eu amo minha família, ela é tudo para mim, com ela eu sorrio, converso e passo o maior tempo do meu dia. Em minha opinião, devemos valorizar nossa família, principalmente os avós e os pais, pois algum dia você terá que dizer adeus para eles.

Pietro Ortega, aluno do 7.º C, veio do Brasil no 2.º período.

A minha família

Eu gosto muito da minha família. As pessoas mais importantes da minha família são a minha mãe, a minha avó, o meu avô e a minha madrinha/tia.
Costumo ir passar uns dias a casa da minha tia, que fica em Tabuaço, na cidade da Régua.
No dia a dia, ajudo muitas vezes a minha mãe e a minha avó a cozinhar e a arrumar a casa, tarefas de que gosto muito. Tenho um primo que se chama Leonardo, de 7 anos de idade, gosto muito de brincar com ele também o ajudo a fazer os trabalhos da escola.
Com estas simples palavras digo que Adoro a minha família.

Inês Moura, 7.º C

A Família

Na minha opinião, devemos preservar mais a Família (avós, pais, tios, até mesmo os que não são familiares de sangue), pois nesta altura de COVID-19, finalmente apercebemo-nos de que eles fazem muita falta, por exemplo, pela falta dos abraços, da companhia e dos miminhos, …
Também acho que os devemos apoiar sempre, para o que der e vier, porque eles também fizeram sempre o mesmo. Mas como nesta altura (século XXI), as crianças estão habituadas a estar à frente de um computador, elas esquecem-se de que há vida para além de um ecrã, o que quer dizer que nós (crianças) só nos apercebemos agora que a nossa Família faz falta, como já tinha dito.
Esperemos que daqui em diante, as crianças passem menos tempo à frente dos ecrãs.
Alexandre, 7.º C


A minha Família

A minha família é incrível, é amável, é carinhosa, é tudo! Com esta pandemia não consigo estar com eles, o que me deixa triste e em baixo de forma. Todos os dias penso neles e o quanto quero estar com eles e abraça-los. Tenho muitas saudades, principalmente do meu tio que está longe, mas feliz, e é isso que me importa.
Quando esta pandemia acabar e já se puder estar com eles, vai ser um dos dias mais felizes da minha vida, assim como quando puder estar com os meus amigos.
 A minha família é grande tanto da parte da mãe como do pai e é por ser tão grande que me deixa com tantas saudades. Eu gosto muito da minha família e dos meus amigos e com esta pandemia percebi ainda mais que a minha família e amigos são o “pedação” que completa a minha vida.

Leonor Silva, 7.º C

A minha Família

A minha família é certamente diferente da dos outros, mas ainda bem, se não ainda andava aí perdida no meio de toda a gente. Mas como eu não estou aqui para falar da família dos outros, vou então ao que interessa. A minha família é muito engraçada, estudiosa, bastante aventureira, adora trabalhar em equipa, mas o mais importante é que está sempre com boa disposição para ajudar o próximo.
As minhas primas e eu adoramos subir às árvores e perdermo-nos no meio do campo. Temos ainda algumas tradições como a matança do porco, as vindimas….                   
É claro que quem está do outro lado a ler isto estará a pensar para si mesmo: “Mas afinal que família é esta!!! ”. 
Mas tenham calma, meus amigos, ainda há muita mais estranheza para contar. Temos também alguns jogos, tais como a caça ao coelho (é um jogo cansativo, mas muito divertido), o esconde-esconde no meio do milho, que é o meu favorito.                                                                                                                              
É claro que não tenho toda a minha família cá em Portugal e fico triste, mas não vou baixar a cabeça, porque eu sei que, apesar da distância, eles estão bem, e estão a seguir os seus sonhos e eu só tenho que os apoiar. Mas, pronto, não tenho mais nada a dizer a não ser que esta é minha família a ser ela mesmo, e  com muita ou pouca estranheza, eu só tenho de aceitar e saber lidar com tudo isso.

Jéssica Vale, 7.º C

 O que é ter uma família?
Na minha opinião, ter uma família saudável e feliz é a maior riqueza do mundo. Ela dá-nos segurança, felicidade, amor, carinho, entre outras coisas maravilhosas. Ajuda-nos a perceber e a aprender coisas importantes para o nosso futuro.
            A família é o nosso porto seguro, são as pessoas que nos estendem a mão sempre que precisarmos, são eles que nos dão os melhores conselhos e que nos preparam para a vida.
            Ter uma família é ter companhia, é ter para onde correr quando algo não corre bem, é aprender a amar..., é aprender a respeitar o próximo...
 A família tem uma grande importância na vida das pessoas, pois é ela que nos dá todas estas coisas importantes.
A minha família é especial e única. Cada pessoa tem um papel muito importante na minha vida. A minha mãe foi quem me ensinou a amar e a ser respeitadora para com o próximo e, por isso, ela tem um papel super importante para mim. Já o meu pai, é uma pessoa muito culta, que me dá os melhores conselhos para tudo, e o mais carinhoso da família juntamente com a minha mãe.O meu irmão deu-me a conhecer o sabor da brincadeira e a confiança que nós temos um pelo outro é uma coisa inacreditável. É a pessoa em que mais confio para desabafar de tudo o que sinto.
           Eu amo a minha família, e acho que todas as pessoas deveriam agradecer às suas famílias por tudo o que fazem por elas.
            E eu sou muito grata por tudo o que a minha família faz por mim!

Letícia Alves, 7.º C

A família
Para mim, a família é a coisa mais importante que tenho. Nesta época de pandemia, sinto muitas saudades da minha família, pois temos de ter muito cuidado e respeitar as regras de proteção. Não quero pôr aqueles que mais amo em risco.
Eu tenho saudades de passear e conviver com os meus avós, de ir almoçar em casa deles. Enfim! Também tenho saudades de brincar com os meus primos, de ir a casa deles e de que eles venham a minha casa.
Mas eu prefiro assim do que os ver doentes.
Gosto muito da minha família!

Margarida Rodrigues, 7.º C 

     A minha Família

   A minha família é uma família acolhedora e muito feliz que nos ajuda sempre que alguém precisa de ajuda, seja um conhecido ou alguém que nenhum de nós conhece. Eles apoiam me em todas as decisões e estão lá sempre quando alguém precisa de um ombro para chorar. A minha família é muito unida e mesmo não estarmos juntos todas as semanas, quando nos juntamos é uma alegria e é sempre excelente. Mesmo quando não podemos estar juntos, nós arranjamos maneira de nos ver uns aos outros como, por exemplo, por vídeo chamada.
A minha família nunca desiste de nada, porque acredita que tudo é possível e que nada nunca está perdido. Nós somos todos desportistas, mas fazemos todos desportos diferentes como andebol, basquetebol, voleibol, futebol, dança e ginástica.
A minha família é excelente e eu gosto muito de passar tempo com eles, porque nunca me desiludem e têm sempre a porta aberta para quando algum de nós precisar. Eu adoro a minha família, porque ela é a melhor família de sempre.


Isabel Azevedo, 7.º C