A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

domingo, 10 de maio de 2020

Comentários sobre a língua Portuguesa


Lê as opiniões dos alunos sobre a língua portuguesa.
Luís  Lima, 9.º B — Ao chegar a Portugal, em outubro, logo imaginei que, inevitavelmente, eu teria dificuldades, principalmente por causa das características linguísticas. Apesar da língua ser a mesma — embora com uma mudança no sotaque e algumas diferenças gramaticais, como o gerúndio (não utilizado aqui em Portugal) — a parte mais chata é quando as pessoas falam muito rápido e acabo não entendendo e tenho que pedir várias vezes para a pessoa repetir a fala. 
Ícaro, 9.º B  — Quando eu cheguei a Portugal, no início, confesso que foi difícil, porque a questão de adaptação foi difícil, eu não entendia nada o que as pessoas falavam, então a comunicação era difícil. Na escola, principalmente, a matéria era totalmente diferente, eu fiquei perdido, mais eu me esforcei, estudei muito e consegui ficar bem em questão de notas e comecei a entender bem o que as pessoas falavam. A parte boa foi que eu estava num país diferente do meu, culturas novas, comidas novas e eu tive a oportunidade de conhecer isso. 
              Matilde Ribeiro, 9.º B — A Língua Portuguesa é a “Pátria” ou a “Mátria” do Mundo Lusófono. Atravessa uma longa e vasta área do globo. Como dizia José Saramago: “Não há uma língua portuguesa, há línguas em português”, e faz sentido esta ideia. Serão 270 milhões de falantes da nossa língua. Tenhamos orgulho nela e não permitamos acordos que lhe tirem a sua essência.