A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

terça-feira, 6 de abril de 2021

"A FAMÍLIA" — textos dos alunos participantes no CNL

       
     Inspirados no livro de Alice Vieira,
Rosa, minha irmã Rosa, datado de 1979, os alunos selecionados de cada turma do 2.º ciclo que participaram na Prova da fase de escola do Concurso Nacional de Leitura elaboraram um pequeno comentário sobre a importância da FAMÍLIA. 

Textos dos nossos leitores sobre a importância da Família.

Eu adoro a minha família! Adoro a minha mãe que se esforça ao máximo, para que eu tenha sempre o melhor, e o meu pai que tem paciência, quando estrago alguma coisa de casa, e a minha irmã que me mostra os vídeos engraçados da internet. Adoro a minha avó que se preocupa sempre se eu tenho fome e o meu avô que tem sempre uma piada para me divertir. Gosto do convívio com as minhas tias e tios. Apesar de não ser um humano, considero o meu cão um membro da família com quem me dou  muito bem.

  Para mim, a família está sempre acima de tudo!

   Matilde Moniz da Costa Ferreira, 5.º B

 A família é importante, mas nós, por vezes, não vemos isso. Aborrecemo-nos, fazemos má cara e fechamo-nos no quarto, mas eles têm quase sempre razão. Apenas estão a fazer o que é preciso, para nós sermos felizes e quando sairmos de casa, estarmos preparados para o futuro. Estão sempre presentes, quando precisamos de ajuda, e apoiam-nos em qualquer escolha que tenhamos de fazer. Diferentemente de muitos amigos, eles nunca, por hipótese alguma, nos largam, sendo nós bonitos ou feios, altos ou baixos, magros ou gordos.

Família que não for assim não é considerada uma família a sério.

 Mafalda Amaro Faria, 5.º B

 

A minha família apoia-me e cuida de mim, quando preciso, e faz tudo para eu ser feliz. Eu tento retribuir com o que posso e dou sempre o meu melhor, para lhes agradar. Nem sempre o consigo, mas eles não se importam. A minha família apoia-me nos bons e maus momentos.

Os meus pais são separados, mas mesmo assim recebo muito amor e carinho. Brincamos uns com os outros, embora nem sempre gostemos dessas brincadeiras. Às vezes, desentendemo-nos, mas depois fica tudo bem.

A família é o presente mais valioso que podemos ter!

 Margarida Calado Pinto, 5.º D

 

A minha família é mais preciosa e importante do que qualquer diamante, por isso, faria tudo para protegê-la. Se alguma coisa acontecesse não sei o que faria, como se fosse a tia Emília sem a Malhada do livro Rosa minha irmã rosa. Assim, guardo-a no coração, para não a perder. Ela sempre me incentivou a continuar e não desistir, deu-me lições e ensinamentos que vão ficar para a vida e, mais importante, deu-me amor e carinho.

A minha família é muito importante ao ponto de que daria tudo o que tenho para a ter toda reunida, até quem já morreu, nem que fosse por um dia.

 

Mafalda Araújo Ribeiro, 5.º E

 

A minha família é a minha vida. Sem ela, parte de mim não existia, porque me dá uma casa para eu viver, comida para me alimentar, educação, experiências e brincadeiras, porque quase todas as experiências e brincadeiras são vividas com a minha família e amigos.

Espero nunca perder a minha família, porque eu adoro-a, amo-a…É parte da minha alegria! 70% do meu coração é ocupado pela  minha família. 

 Ana Cardoso Castro, 6.º C

 

Eu não sei o que faria sem a família! Acho que não lhe damos tanto valor até começarmos a sentir falta dela. Não consigo imaginar um Natal sem ter os meus avós por perto: sem as dezenas de pastas de chocolate que o meu avô me dá e da minha avó aqueles abraços tão fortes que é difícil respirar.

Eu acho engraçado que, às vezes, as coisas mais pequenas são as que dou mais valor, por exemplo, se os meus pais não me forem dar um beijinho à noite, fico logo preocupada.

Concluindo, temos de apreciar todos os momentos com a família. Se ainda não o fizeram, vão dar um abraço à vossa.

 Ana Teixeira Rodrigues, 6.º C

  

A minha família é importante, porque sem ela é como se não tivesse uma parte de mim, da minha alma e alegria. É a minha inspiração para tudo o que eu faço.

A minha família também são aquelas pessoas que sempre me ajudam, quando preciso e me magoo, como os amigos, professores e os que são verdadeiramente “família”.

Mariana Castro Mendes, 6.º C

 

 A família é uma bênção que se deve agarrar com força, se deve abraçar com força e que deve amar com toda a força que se tem. Se por alguma razão alguém me tirar a família, irei procurá-la até perder todas as forças e quando a encontrar vou logo abraçá-la e dizer:

— “Adoro-vos!”

A família é tudo o que se tem e que todos devíamos ter. Eu adoro a minha e tudo o que ela faz!

 

Vicente Cardoso Ferreira, 6.º C

 

Para mim, a Família é muito importante. Foi com ela que eu aprendi tudo o que sei. É ela que me protege, anima, quando estou mal, e com quem desabafo. A família é o meu abrigo! Sei que posso sempre contar com ela.

Foi com a família que eu vivi os melhores momentos da minha vida. Às vezes, discutimos, mas acaba sempre por ficar tudo bem.

A família está sempre comigo, são os meus melhores amigos!

Ana Faria Fernandes, 6.º E

 

A minha família é importante para mim. Eu já vivi em países muito longe dela e é um sentimento estranho viver longe da família. Na minha opinião, quando estamos longe de algo ou alguém é que percebemos o seu verdadeiro valor. É sempre bom saber que tenho quem me ajude e aconchegue, quando precisar. No meu ponto de vista, é muito importante, é necessário haver confiança e, sobretudo, amor na família.

Para mim, a família não é só a de sangue, são também aquelas pessoas de quem gostamos e em quem confiamos.

 Maria Rita Guimarães, 6.º E


— Este livro existe na BE e poderás consultar aqui alguns comentários de leitores, capazes de te motivarem para a sua leitura.