A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sábado, 18 de julho de 2020

“Como foi o Estudo em Casa?”


A professora Paula Cristina Jesus convidou os seus alunos do 6.º B a pronunciarem-se poeticamente sobre a situação atípica em que viveram, neste últimos meses, causada pelo surto epidemiológico. O resultado sobressaiu, nestes poemas de alunos sensíveis, que publicamos. 

Vantagens de estudar via InternetEm casa, de quarentena,
De estudar não podemos parar,
Para isso conto com a ajuda
dos meus professores
que pelo zoom me estão a ensinar.

Com esforço e dedicação,
vamos todos superar
esta nova realidade
pela qual estamos a passar.

                              Beatriz Cunha, n.º 4


A Covid-19 pelo Mundo está a passar.
É, por isso, que o ensino teve de mudar.
Antes, tínhamos aulas presenciais,
agora conectamo-nos ao computador
com aulas virtuais.

Prefiro as aulas na escola
Lá conseguia aprender melhor,
Mas estamos a fazer os possíveis
E já passou o pior.

                              Francisco Cardaso, n.º 8




Com este período de quarentena
Estamos no isolamento
Em casa a estudar,
com todo este afastamento.

Com esta pandemia
Várias são as regras
Mas já eu temia
Ficar em casa com alegria.

                               Lara Mariana, n.º12



Estudar é maravilhoso,
Pois conseguimos aprender
É sempre mais difícil este ensino,
Mas nós temos que perceber!


Estamos numa época complicada,
a época da Covid-19,
mas se nós confiarmos
tudo se resolve, não tarda!

Estivemos a estudar a distância,
para mim não foi muito agradável,
pois não consegui aprender tanto
foi mesmo uma situação inacreditável.

Preferia estar na escola
a aprender e me divertir
encontrar os meus amigos
ver toda a gente a sorrir.

                                 Leonor Antunes, nº14




Esta pandemia
veio mudar
completamente
a forma de eu estudar.

Inicialmente foi
uma adaptação difícil,
mas depois foi
ficando mais fácil.

As rotinas
ficaram totalmente
diferentes…
Sempre, sempre em casa.

                                Matilde Baptista, n.º 17


Ó pandemia, pandemia,
Puseste-me a estudar em casa,
Mas acabou sendo divertido
E até teve muita graça.

Estudar em casa
Até foi interessante
Porque aprender de qualquer forma
É importante.

Eu e os meus amigos
Aprendemos através do computador
Com esta frase acabo
Com alegria e amor.

                                  Rafael Ribeiro, nº19



Estudar em casa é frustrante
porque vês as pessoas longe de ti
e não é divertido como na escola .
Isso faz-me triste e não ao contrário,
pois peço a Deus que tire esse vírus daqui.

Eu penso nisso todo dia e noite
vendo a tristeza nas pessoas  
elas sentem raiva e tristeza,
mas isso vai mudar
com certeza.

                                  Rui Dias, nº 20