A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Carta em tempo de pandemia — Oficina de expressão escrita


Redige uma carta dando conta do que mais importante se passou durante estas semanas. Num texto muito bem elaborado e criativo (de 180 e 240 palavras) deves referir os seguintes pontos:

- como tens ocupado o teu tempo;
- as circunstâncias atuais de pandemia  em que o nosso país vive;
- as tuas preocupações e teus maiores desejos;
- etc.
Mafalda completa 50 anos com muita atualidade | Jornal MulierEscreve-a numa página Word, mas antes faz o rascunho, no teu caderno, e verifica:
·       se está bem elaborada;
·       se não tem erros ortográficos;
·       se o vocabulário é diversificado e bem aplicado;
·       se a pontuação e os pontos parágrafos estão bem feitos;
·    e, por fim, deves lê-la em voz alta, para te certificares de que não tem palavras ou expressões repetidas.
Bom trabalho!

Algumas cartas enviadas pelos alunos.

                                                              Guimarães, 31 de março de 2020
                                                                                                

        Olá, prima Rita!

    Espero que esta carta te vá encontrar de plena saúde, por aqui, estamos bem e as coisas vão andando.
     Como tu sabes, nestes últimos dias, tem sido muito cansativo estar em casa. As escolas fecharam devido à doença Covid-19. Infelizmente, os meus pais ainda estão a trabalhar, mas estão a cumprir ao máximo as regras de higiene. Esta doença tem vindo a afetar muito as nossas vidas, mas também dá abertura para novas experiências.
    Eu tenho-me ocupado a fazer coisas ao ar livre, como tratar das minhas ovelhas. Estes dias estavam aos saltos no meu quintal, porque eu lhes tinha dado umas ervas que elas adoram. Aproveitei também este tempinho para tratar do meu quintal, porque a quarentena não serve só para comer guloseimas, mas também para mantermos o nosso lado saudável. Ocupei-me também a estudar muito, para estar a par dos conteúdos das matérias de todas as disciplinas. Tenho feito muito exercício físico e dediquei-me às artes manuais, já fiz um desenho para construir casas para passarinhos.
   Nos próximos dias, vou montar um espantalho para a minha horta, porque no ano passado os pássaros devoraram tudo o que tínhamos, principalmente os morangos!
   Neste momento, preocupo-me com os meus pais e com a minha família, pois quero que todos continuem de boa saúde. O meu maior desejo é que tudo volte ao normal e que eu possa estar outra vez com as pessoas que mais amo.
    E tu? Como tens estado? Quero que me contes tudo o que se passa por aí! Fico a aguardar noticias tuas.                                               

     Até lá, um grande beijinho, 
     da tua prima Letícia                                  

   P.S. “ Vai correr tudo bem!”

Letícia Antunes Alves, 7.º C



        
                                                               Nespereira,30 de março 2020



                Querida Tia Patrícia,

Espero que esteja tudo bem contigo! Comigo está tudo bem. Dadas as      circunstâncias que o nosso mundo atravessa, sei que não está a ser fácil para todos nós.                                      
 Tia, como tens ocupado os teus tempos livres? Espero que os ocupes da melhor maneira possível. Já agora, dou-te umas dicas: lê, escreve, pratica exercício físico, pratica os teus dotes culinários … Eu cá vou-me ocupando com os estudos, os meus trabalhos de casa, com a minha irmã.  
    Sei que o nosso país está a atravessar um grande desafio provocado por esta pandemia nos trouxe a todos nós. Tenho muitas preocupações e muito medo, porque não sei se vou ser infetada, como é que vai ser daqui para a frente, se vou voltar a ter aulas, se vou voltar a passear com a minha família, se vou voltar a estar com a tia. No fundo do meu coração, o que eu queria era ter a vida que eu tinha. Certamente a tia Patrícia também tem muitas preocupações e muitos receios daquilo que possa vir. Mas sei que nós somos fortes e todos juntos vamos conseguir ultrapassar tudo isto.
Vai dando notícias!
Um grande beijo da tua sobrinha que te adora,

  Jéssica

PS: Vai ficar tudo bem.


                                                                                                     Março de 2020


Querida Stora,

Estes últimos dias têm sido complicados, muitos trabalhos e saudade dos meus amigos. Mas para além de tudo, sei que é melhor ficarmos em casa, porque não queremos estar prestes a morrer por causa desta pandemia.
Além de ser um assunto sério, já afetou milhares de pessoas por todo o mundo e nós não queremos que o que aconteceu aos milhares de pessoas aconteça connosco e com os que mais amamos.
.
Eu tenho a certeza de que isto não vai acabar rápido, então mais vale que fiquemos em casa a proteger-nos do pior, do que lá fora expostos ao vírus .
Queria pedir-lhe desculpa por tudo o que tenha possivelmente causado na sua vida, sei que não fui uma aluna fácil mas também não devo ser a mais difícil.
Eu tenho cumprido a minha parte de ficar em casa, espero que esteja a cumprir a sua.

Abraço da sua aluna,

                         Francisca