A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

segunda-feira, 2 de março de 2020

Como os meus olhos veem a Biblioteca Escolar


    Numa aula de Português, conduzidos pela professora Fernanda Agostinha, os alunos deslocaram-se à BE, para efetuarem a descrição deste espaço. Foi muito agradável saber os que os seus olhos viram.

A biblioteca da minha escola
      A biblioteca da minha escola fica à frente das escadas, perto da direção escolar.
      Em primeiro plano, vejo a porta decorada com sugestivos corações encarnados, para assinalar o Dia dos Afetos e, na parede ao lado, uma enormíssima árvore repleta de cor e de frases e palavras carinhosas.  
     Já lá dentro, aprecio os expositores com temas alusivos a diversos assuntos: Alimentação Saudável, Tabela Periódica, Almeida Garrett. Reparo que o teto tem uma espécie de buracos bem alinhados como soldados no exército e impõem-se as janelas, vítreas e largas, conduzindo o olhar até à entrada da escola. Alguns alunos saem, outros entram. Carregam mochilas e sonhos.  
     A sala é ampla, as paredes são brancas que nem papel. De um lado, tem enormes estantes de madeira cor de mel com vários livros cheios de conhecimento e sabedoria. Do outro lado, confortáveis sofás vermelhos que à primeira vista parecem de veludo. À frente destes, ficam os computadores, antigos e desatualizados, mas muito úteis. Forrando as paredes deste lado, estão dois belíssimos quadros realizados pelos alunos.
     Eu gosto muito da biblioteca, porque, aqui, por um lado, posso estar divertida com os meus amigos a jogar e, por outro, posso ler e estudar sossegadamente.

                                                                                                 Mariana, 7.º B

A biblioteca da minha escola


     A biblioteca fica no primeiro andar, em frente às escadas. 
     A porta é de vidro, com vários corações colados. A divisão é silenciosa e calma, com oito janelas que dão vista para o pátio, onde podemos admirar uma linda árvore com flores roxas que ornamenta a saída da escola. 
     Quem entra, do lado esquerdo, a maior parte da sala está cheia de estantes com inúmeros e diferentes livros, e com algumas mesas e cadeiras. Também há uma exposição sobre a alimentação saudável.
    Em frente, uma grande secretária onde se senta a bibliotecária.
    Do lado direito, na parede, fica uma vistosa instalação: uma árvore muito florida e de todas cores feita pelos alunos para celebrar o Dia do Afetos. Em frente desta, apresenta-se Almeida Garrett numa uma pequena informação. Deste lado, várias mesas com computadores para os alunos usarem, e uma fila de sofás bastante confortáveis forrados de um apelativo tecido vermelho. Ao lado, uns compartimentos para colocar livros de banda desenhada, revistas, jornais. No fundo da ampla divisão, um armário com filmes e músicas. Na parede, grandes pinturas feitas pelos alunos.
     Sinto-me bem na biblioteca da minha escola!

                                                                                                     Ana André, 7.ºA