A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Que farei com este livro? de José Saramago


De José Saramago,  é uma obra de teatro que se recomenda a quem gosta d’ Os Lusíadas e quer saber um pouco mais sobre o contexto que antecedeu a sua publicação.
Resultado de imagem para que farei com este livro?Que farei com este livro? foi editado em 1980, justamente aquando do 4.º centenário da morte de Luís de Camões. A ação circunscreve-se a Almeirim e Lisboa, entre abril de 1570data em que o Poeta maior da língua portuguesa  chega a Lisboa, de uma ausência de 17 anos por Moçambique e Índia – e março de 1572, data da publicação da sua obra.
Numa linguagem atrativa e didática, José Saramago convida-nos a coabitar com o autor de Os Lusíadas, dando-nos a conhecer o seu contexto político,  económico, familiar e social, os dramas da peste e da Inquisição, que grassavam, torturando o povo português, no reinado do inexperiente D. Sebastião.

A certa altura da obra de Saramago, diz Camões:

 “Se eu fosse esmolar pelas ruas e praças talvez me dessem dinheiro para comer. Mas não mo dariam se eu dissesse que o destinava a pagar ao livreiro que me imprimisse o livro.”