A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Paisagens agrícolas

Está patente, na BE, uma exposição elaborada pelos alunos do 8.º ano, sob a coordenação do subdepartamento de Geografia,  que aborda os vários tipos de agricultura – moderna e tradicional – existentes a nível mundial, o que origina diversas paisagens agrícolas.
Para além destas, podemos encontrar formas de praticar a agricultura de modo sustentável.
Os Povos, de acordo com as suas tradições, técnicas e tecnologias, fabricam a terra de modo muito diverso. Além disso, o rendimento e a produtividade variam de acordo com fatores supracitados e com as condições naturais, nomeadamente, o clima, o solo e o relevo.
        Visita a Biblioteca Escolar e aproveita esta oportunidade para aprenderes mais sobre o mundo que  nos rodeia.
Imagem inlineImagem inlineImagem inlineImagem inlineImagem inlineImagem inlineImagem inlineImagem inline

Na exposição "A agricultura no mundo", podemos observar maquetes representativas de várias áreas de cultivo, nomeadamente:
·     Cultura de regadio – a rega do terreno cultivado é efetuada por mangueira, a partir da água contida num tanque;
·      Policultura – frequente no Minho, é baseada na agricultura de subsistência, em que a preservação dos solos obedece à técnica de pousio, havendo o descanso do solo após várias utilizações;
·  Agricultura modificada – preponderante nos EUA, tem como objetivo a máxima produção com o menor custo possível exigindo pouca mão-de-obra, mas muitos químicos, o que significa pouca qualidade do produto agrícola;
·