A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sábado, 2 de junho de 2018

Namorar Ontem e Hoje

Y a de la joieO que é que esta imagem te sugere?

Escreve um comentário sobre o cartoon de Angel Boligán (cartoonista cubano nascido em 1953, residente no México) tendo em conta os seguintes aspectos: temática, posição quanto ao assunto abordado, fundamentando a tua posição; reflexão final.
 Envia-o para o e-mail da BE dafonsohenriquesbib@gmail.com e será publicado neste blogue.




Vê a opinião da psicóloga  Rosário Carmona e Costa
"EU DESLIGO SE OS MEUS PAIS DESLIGAREM"

Podes ler alguns dos textos enviados pelos alunos da Escola em 


A diferença entre gerações
Penso que, na imagem apresentada, a atenção do observador foca-se não nos jovens, mas nos idosos que, apesar da idade, continuam a namorar, no banco do jardim, como se fossem jovens de novo.
A imagem também transmite a diferença entre a geração passada e a atual que, pelo que é apresentado, está muito modificada, pois os jovens começam cada vez mais cedo a utilizar as novas tecnologias, o que não é bom, pois assim não têm uma infância com uma boa relação com os amigos, e a sua vida social não irá ser tão boa.
Eu penso que, durante a adolescência, devemos interagir mais uns com os outros e não passar o dia no telemóvel, computador ou a ver televisão.
Para finalizar o meu ponto de vista, gostaria de incentivar os adolescentes a refletir sobre o que podemos observar neste cartoon, e seguir um caminho sem uso excessivo das novas tecnologias, saindo mais com amigos e familiares.
Tiago Silva, 8.º E

Os tempos de agora 
             As tecnologias entraram de tal modo no nosso dia-a-dia que mudou quase tudo, para melhor ou para pior.
            Elas até mudaram o amor…
Como esta imagem mostra, nos tempos de agora, é tudo feito através das tecnologias e o amor já não é o que era!  Antigamente, era tudo mais romântico, mais sincero, também mais “verdadeiro”. Agora, as pessoas só trocam mensagens em vez de estar com a pessoa que amam. Parece que são dependentes das tecnologias, não fazem nada sem elas… É triste ver como uma coisa que podia mudar tanto as nossas vidas, influenciando positivamente, pode ser destrutivo.
            Penso que, daqui em diante, vamos Todos ser “prisioneiros” disto, e também é vergonhoso que isto possa mudar tanto a nossa vida.
André Silva, 8.º E


A adolescência

            À medida que o tempo vai passando, o quotidiano das pessoas vai mudando, mas toda esta mudança tem vantagens e desvantagens.
            Como podemos ver neste cartoon, os adolescentes da atualidade dão mais importância à vida virtual do que ao amor real. Mas, felizmente, os cidadãos da terceira idade, depois de tudo aquilo que viveram, aquilo que os ensinou a crescer e a saber as razões da vida, tentam demonstrar toda essa sabedoria aos mais novos.
 Este “cartoon” apresenta uma realidade descontente que, a meu ver, é algo mau e que põe em causa a nossa saúde, pois a tecnologia de hoje em dia “prende” os mais novos e esconde o mundo ao nosso redor.
            O amor é para ser vivido, sentido e aproveitado e não atrás de um ecrã, onde não se podem tocar ou falar.
            Antigamente, as pessoas eram felizes ao lado umas das outras e são essas pessoas que vivem o verdadeiro amor. Então, para quê escondermo-nos e ter vergonha de andar com as pessoas que amamos, quando sabe tão bem um abraço dessa mesma pessoa?

                                                        Carolina Silva, 8.º E
  
Antigos vs Modernos
Ao observar esta imagem, onde há um clima de romance, penso que os casais “na idade do ouro” são mais apaixonados do que os casais jovens. Antigamente, havia oferta de ramos de flores, presentes, pedido de permissão para namorar e para casar. Agora, os jovens namoram quando querem, passam do risco, e casam-se quando lhes apetece.
Neste cartoon, vêem-se dois casais de namorados com posturas diferentes: o casal jovem a mexer no telemóvel, em vez de aproveitar a vida e comunicar; ao invés, o casal idoso é mais romântico. Aprecio esta última atitude e fico contente, quando vejo amor entre as pessoas, pois é muito bonito.
A tecnologia foi um bom avanço para a Humanidade, mas causa estragos nos relacionamentos, como se observa, nesta imagem, e casos destes não são excecionais.
Na minha opinião, devemos manter-nos afastados dos telemóveis e outros objetos digitais, quando estamos com alguém especial, e isto não é só para casais de namorados, mas também para a família e amigos. Deixem os telemóveis e passem mais tempo com as pessoas especiais!


Diana Rodrigues, 8.º E (texto adaptado)

A evolução dos tempos

         Esta imagem reflete muito os tempos de agora relativamente ao uso excessivo das tecnologias. De antigamente para agora, houve uma grande evolução e julgo que não tenha sido para melhor; nesta altura, liga-se mais aos telemóveis, computadores, internet… do que propriamente a passar tempo com a família e amigos.
         Como podemos observar neste cartoon, os casais de antigamente demonstravam mais o que sentiam com ações, prendas, palavras, passeios… e os casais da atualidade estão sempre agarrados aos telemóveis mais parecendo que namoram com esta tecnologia, em vez de ser com a pessoa amada.
         Em jeito de conclusão, penso que as pessoas, para usufruírem de uma melhor relação, deviam prestar mais atenção umas às outras. Toda a gente devia ter um momento sem tecnologias, apenas ter tempo para eles mesmos sem que nada os interrompa e, acima de tudo, tempo para serem felizes. Agora, mais do que nunca, temos que colocar na cabeça que nenhum relacionamento resulta apenas com tecnologias, é preciso muito mais, é preciso atenção, ações e carinho. O excesso de tecnologias pode correr mal e até acabar com algumas vidas.

Lara Marques, 8ºE