A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Dia do Animal - Oficina de Escrita

   A Biblioteca comemorou o Dia do Animal e além da instalação de uma montra de livros sobre o tema, com animais de  estimação, como o periquito e a tartaruga, houve a atividade de Oficina de Escrita. Os alunos do 5.º ano aderiram à iniciativa e elaboraram textos criativos que podes apreciar em Ler mais




A baleia e os sete anões
 Era uma vez, uma baleia solitária que não tinha amigos. Essa baleia decidiu viajar para um sitio distante.
- Vou viajar e nunca mais voltar! Irei para a floresta encantada.
 Demorou horas e horas até lá chegar. Mas acabou por se cansar: a água onde nadava desapareceu! A baleia não aguentou e acabou por desmaiar .
 Sete anões passeavam na floresta encantada e viram-na e decidiram ajudá-la . O chefe dos anões exclamou:
- Vamos lá, malta, todos juntos conseguimos ajudar aquela baleia!
- Sim, mestre, a união faz a força!
 Todos juntos conseguiram puxar a baleia para fora de água . Como a baleia não conseguia andar em terra, os sete anões chamaram a bruxa boa da floresta para fazer com que ela conseguisse andar em terra .
 Quando acordou, teve uma enorme surpresa: conseguia andar!
  - Quem são vocês !
  - Somos os amigos ...
 -  Espera lá: amigos?!
 - Sim, amigos!
 - Eu tenho amigos . Agora que consigo andar vamos lá brincar !
   Brincaram e brincaram,  finalmente, a baleia tinha amigos.
   A baleia estava tão feliz que ficou para sempre na floresta encantada !



Inês Alves Oliveira, 5. º B
Atividade na Biblioteca "Dia do Animal"    13/10/2016

A viagem da Linda

Num campo muito bonito e distante havia varias borboletas, mas havia uma que sobressaía. O  nome dela era Linda, tinha umas asas muito coloridas.
Era muito vaidosa e metia enveja a todas as borboletas daquele campo e arredores.
Um dia, a Linda decidiu ir visitar novos campos e novas cidades. Então, recolheu tudo o que lhe pertencia e foi-se embora.
A primeira terra que visitou foi Borboletândia que tinha muitos campos com lindas borboletas  e maravilhosas flores.
Lá arranjou uma amiga que continuou a viagem com ela.
Ela e a Linda continuaram a sua viagem muito contentes. Passaram por 9 cidades e pararam em 12 campos. Quando voltaram à terra natal da Linda levavam muitas borboletas e viveram todas naquele lindo campo como uma grande família.
                Érica Duarte Correia Gonçalves, 5.º B

Onde está o meu casulo?

Era uma vez uma formiga que andava perdida. Ao procurar a sua casa, encontrou uma outra formiga. Ela parou e perguntou:
- Olá, não viste nenhum casulo de formigas?
- Não, mas se quiseres ajudo-te a procurar.
- Então, vamos lá! De que é que estamos à espera?
Eles foram procurar por toda a cidade e não viram nada. Entretanto, anoiteceu e ficaram com frio, Continuaram à procura de abrigo e encontraram um elefante. Foram para a pele dele, quentinha e aconchegante com aqueles pelinhos macios.
Adormeceram e entretanto amanheceu.
- Olá, bom dia! - exclamaram.
- Ah! Tive uma ideia: e se em vez de andarmos à procura de um casulo, fizéssemos o nosso próprio casulo? Ela adorou a ideia. Começaram a procurar materiais e ao fim de uma semana acabaram. Todas as formigas da cidade ouviram falar naquele casulo de luxo e foram para lá e a formiga perdida reencontrou as suas amigas.

Ana Sofia Barbosa Ribeiro, 5.ºB

Animais sem fim
Havia uma menina chamada Margarida que vivia com os seus pais.
A Margarida desde criança que queria um cãozinho, mas os pais nunca deixaram.
Quando ela foi para a escola, encontrou um na rua, teve pena dele e levou-o para casa. Chegou a casa, deu-lhe água, comida e depois cobriu-o com um cobertor.
Quando os seus pais chegaram a casa e viram o cachorrinho, ficaram contentes com a atitude da filha, mas disseram-lhe que para ela ficar com o cachorrinho tinha que cuidar dele.
A Margarida concordou e a partir daí a sua família começou a adotar todos os animais que não tinham abrigo.
Essa família agora é muito mais feliz do que era.

                                                    Andreia Durães, 5.º B
Atividade do Dia do Animal - 13/10/2016   



O lobo bom

Era uma vez um lobinho, ele era muito bom, mas todos os animais da floresta tinham medo dele.
    De corpo franzino, muito jovem ainda, passeava e corria pelo meio das árvores à procura de amigos, cantando, cantando sempre:
   - Quero ter um amigo!
   Que me ensine a viver,
   Que brinque comigo,
   Que me ajude a crescer!
Numa bela tarde, o lobo Félix foi ter com as ovelhas e disse:
- Ajudem-me, por favor!
 Venham comigo brincar…
   Eu tenho muito amor
   Para convosco partilhar.
   - Vai-te embora,  Félix!
  És muito, muito mauzão!
  O que  tu queres é ver-nos
  Cozidos no caldeirão!
Coitadinho do lobito, pois aquelas ovelhas mal criadas o puseram a chorar. Enquanto andava a caminhar encharcado de lagrimas viu o coelho Furunfunfelho e disse-lhe:
- Ó coelho Furunfunfelho, Miserincuntelho,
Queres ser amigo deste pobre animal
Que promete não te fazer mal?
O coelho olhou para trás e disse:
- O teu pai e o teu avô
Já comeram os meus paizinhos!
Queres tu, também, agora,
Devorar os coelhinhos?
- Ao meu pai não sou igual,
Do meu avô sou diferente…
Eu não quero fazer mal,
Serei amigo de toda a gente!
- Em ti não vou acreditar…
E, se amigos queres ter,
Procura noutro lugar
Onde te possam compreender .
Desiludido, decidiu voltar para casa. Quando ouviu um choro abafado e viu que era o Capuchinho Vermelho e disse:
- Porque choras, Capuchinho?
Porque sofres assim tanto?
Posso dar-te um carinho
Para aliviar o teu pranto?
A menina olhou para ele e exclamou:
- Eu sinto-me bastante só
E cheia de grande dor…
Desapareceu a minha avó
Que me dava muito amor!
Então o lobinho disse:
- Eu vou buscar a tua avó!
O lobo foi procurar até que encontrou a avó numa caverna e trouxe-a às costas.
- O nosso lobo Félix
Afinal não era mau.
Ele é mesmo um lobo bom
E  há de chamar-se Pompom!

Texto inspirado na história Lobo “mau” Xau-xau de Franclim Neto


     Inês mendes ribeiro, 5.ºB    13/10/2016
Atividade na Biblioteca - do dia do animal


A minha linda Kitty

Quando eu chego a casa, a minha gata vem ter comigo, ela começa  a brincar com as minhas pernas e enrosca-se meigamente.
Um dia, quando cheguei a casa, comecei a chamá-la:
- Kitty! KItty! Mas ela não vinha ter comigo. Então, fui pôr uma roupa para o dia seguinte, e quando abri o meu armário, ela deu um grande salto para os meus braços e começou a lamber a minha cara. Pregou-me um grande susto!
Depois, levei-a para a minha casa, peguei no rato de brincar e comecei a brincar com a Kitty. Reparei, então, que a pata estava ferida e comecei a gritar:
- Mãe! Mãe! A kitty tem a pata ferida!
- Temos de ir ao veterinário.
Lá fomos, levando Kitty na sua transportadora, e quando lá chegamos a veterinária disse:
- Bom dia, então, vieram fazer o quê?
- Olá, a nossa gata feriu a sua pata.
A veterinária analisou a pata e viu que tinha uma farpa espetada e pegou numa pinça, tirou a farpa, desinfetou-a e pôs-lhe uma liga.
No fim da consulta, ela recebeu um biscoito e ficou muito feliz. Quando fomos para casa, peguei nela e brinquei com ela.
Eu gosto imenso da Kitty!


Diana Faria, 5.º B


Animais a mais
Era uma vez um explorador da savana africana. O seu patrão era muito rico e tinha tudo, mas ele disse:            
- Ah! Tenho tudo menos um animal de estimação.
 Viu um caçador mesmo bom e disse-lhe:                 
 - Olhe, eu gostava de ter um animal.- Uma chita deve chegar.
O explorador pasmado disse:                 
- UMA CHITA…
-Chiu! Eu meto 1 milhão em jogo.
- Ok! - disse o explorador.
Foi para a savana e encontrou a chita. Ele ia caçá-la, quando notou que um tigre estava atrás dele:
- Mãezinha! AAAAAHHHH!
E fugiu.
No dia seguinte, foi para a savana outra vez. Ia caçar o animal, mas um elefante estava atrás dele e lá foi para casa outra vez.                                         
  - Ele está a demorar muito! - disse o patrão. – Dou-lhe até amanhã para trazer a chita.
E no dia seguinte, lá foi ele outra vez e conseguiu apanhá-la. Chegou ao caçador e disse-lhe:
- Já tenho a CHITAAAAA!
-Ok! Toma os milhões que te prometi. Agora, quero um elefante.
- Lá vamos nós outra vez …     

                                                                                                                                             
Afonso Gomes e Gonçalo Silva 5.ºB


O meu animal favorito é…
O meu animal favorito é o gato, porque é fofo. 
Tenho uma em casa que é cinzenta com riscas pretas e olhos azuis. Chama-se Riscas! Gosto muito dela, é muito brincalhona. Ainda é muito pequena, mas muito malandra. Está sempre a dormir na manta do meu sofá e às vezes ela trepa para a minha cama, para ir para a minha beira.
Gosta muito de estar com a minha mãe principalmente de dormir com ela.
Não trocava a minha gata por nada.


Lara Cruz, 6.º C


                             O meu animal favorito
          Os animais são todos diferentes. Mas para cada pessoa uns são mais apreciados e outros menos. No meu caso, gosto muito de cobras. São muito bonitas! Fomos ensinados a ter medo delas, mas porquê? Só fazem mal se se sentirem atacadas e, normalmente, só comem ratos, insetos, …
          Há algumas muito pequenas e outras muito grandes, e podem ter diferentes padrões. Há um facto curioso sobre as cobras: as mais venenosas do mundo comem animais, podemos horas a olhar para elas até que elas se cansem e se vão embora.
     Mas há algumas que é melhor mantermo-nos afastados!

Sílvia Pinto, 5.º D