A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Faça lá um poema!

A Biblioteca Escolar lançou aos docentes do 4.º ano, 2.º e 3.º ciclos o desafio proposto pelo PNL de os seus alunos participarem no concurso literário  "Faça lá um poema". A adesão foi muito positiva o que deu origem a uma linda exposição no átrio do Bloco Administrativo.
 Parabéns a todos os participantes! Provaram que
Poderás ler os poemas selecionados em "Ler mais"



A minha avó

A minha avó é uma árvore
que me deu asas e vida
para, pelo mundo, voar
e todos os desafios
poder ultrapassar.


Foi ela que me ensinou
a falar e a caminhar
a descobrir os segredos da vida
e os saber enfrentar.


É uma árvore especial
que me ouve e percebe
 tem sempre um pequenino ramo
pronto para me acolher
e onde me posso aquecer.


Pedro Afonso Canário, 4.º ano, sala 8,  EB 1 Alto da Bandeira



Viajar

Quando vou viajar,
abro os meus horizontes.
Vejo florestas, planícies e montes
que eu gosto de apreciar.

Visito museus, passeio pelas ruas,
vejo belos monumentos,
castelos com histórias de encantar,
descubro ruelas e pracetas.
Tenho vontade de o mundo abraçar!


Dinis Ribeiro, 4.º ano, sala 9, EB1 Alto da Bandeira

Tenho um amigo

Eu tenho um amigo
um amigo de verdade!
Ele dá-me um abracinho
abracinho de saudade!

Eu tenho um amigo
pintado de amarelo!
Com seu biquinho pequeno
sorri para mim … fica tão belo!

Eu tenho um amigo
a sua casa é o seu ninho!
Chama-se Carlito
É tão querido e fofinho!

Eu tenho um amigo
que me dá carinho!
Se o sol brilha
ele pia e brinca comigo.

Laura Alves, 4.º ano, EB1 Mascotelos



Plutão, o planeta anão

Um dia um planeta
gélido e longínquo
foi identificado por um cientista.

Era pequeno, o último irmão
dos nove planetas do Sistema Solar.
E ficou com o nome de Plutão.

Como os raios quentinhos
do Sol não chegavam
ficou mais frio
dos nove que ali moravam.

Há alguns anos, Plutão
foi considerado
um planeta anão.

O quanto ele chorou,
o planeta Plutão,
o mais novinho,
o mais chorão.

Coberto por um lençol de gelo
não há uma maneira
de conseguir aquecê-lo.

                                       Sílvia Baciu, 4.º ano da EB 1 do Salgueiral



“Os livros”
Os livros são fantásticos!
Têm muita diversão,
Fazem-nos companhia
E passam de mão em mão.

Lê um livro,
E nunca te irás sentir sozinho…

Os livros cantam-nos canções.
-Não sejas tímido, vem comigo!
Há fadas e bruxas com poções
Que fazem magia em caldeirões.

Lê um livro,
E nunca te irás sentir sozinho…

Há histórias de embalar
Com crianças a brincar.
E há outras lá no ar
Nas nuvens a sonhar.

Eles são amigos e confidentes,
E deixam-nos sorridentes!

Lê um livro,
E nunca te irás sentir sozinho…

Andreia Durães, 4.º ano, EB1 Silvares





A minha família

Posso estar mal disposta
Sem ninguém à minha beira…
Mas só não consigo viver
Sem minha família inteira.


Abraço-a sempre com carinho…
Um abraço dela é mágico!
Quando isso acontece, eu fico
Sorridente, feliz. É fantástico!


É uma Família carinhosa,
E, sem dúvida, radiosa.
É como se fosse uma melodia
Que me dá muita energia.


Chamo os meus amigos
Assim, à minha maneira.
Viajando passo a passo,
Eis a família inteira.


Ana Francisca Vieira Félix, 5.º D



Imaginação

Um pássaro voa
Explorando cada cantinho
Como as palavras que surgem
A cada bocadinho.


Sobrevoam-se florestas,
Ouvem-se melodias.
Talvez singela cortesia
De uma coruja modesta.


Todos os dias sonho,
Dou asas à imaginação.
E bico numa folha
Um mundo de emoção.


Livros, cadernos e diários,
Contam minha alma vivida,
Sonho desejos solitários
(Des)montando o puzzle da Vida.
                                                                         
Inês Maria Sousa Pinheiro, 7.º E

Elos de Leitura


Nestes laços,
Nesta ternura,
Neste poema,
Nestes elos de leitura,
A Humanidade está unida,
numa ligação fraternal.
A leitura tem elos,
A leitura é especial!

Afinal, este encontro
Não é assim tão banal.
Ler enriquece-nos
Dá-nos algo adicional.

A família unida
Pela arte de ler
Fica envolvida e os elos reforçados
Porque estes elos de leitura
Não são apenas letras
São também pessoas
Seres que gostam de aprender.


Diogo de Sá da Silva Matos,  8.º B




O Meu Caminho

O caminho está sempre enevoado
E tento esforçadamente ver o chão
Mas meu esforço será em vão
Pois vou caminhando sem rumo traçado.

Não sei onde me encontro
E o meu destino é certamente
Tão distante quanto incerto
Mas será sem dúvida em frente

Contudo é pedregoso
Cada pedra um obstáculo
Cada obstáculo um desafio.
É um caminho bastante perigoso!

Mas para trás não olho
Pois lá está o alimento à derrota.
Ir em frente escolho
E é lá que o meu futuro se encontra.

Eduardo Rafael Teixeira, 9.ºA