A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Desafio matemático!

Se gostas de desafios e a matemática inspira-te, participa no desafio matemático mensal e ganharás prémios.
Consulta o regulamento.


Desafios Matemáticos na Biblioteca Escolar
Ano letivo de 2015/2016
Este concurso/passatempo destina-se aos alunos dos 2º e 3º ciclos e apela ao seu raciocínio matemático. Decorrerá de novembro de 2015 a maio de 2016, obedecendo às regras que a seguir se apresentam.
1. Na primeira semana de cada mês é afixado um desafio destinado aos alunos do 2º ciclo (5º e 6º anos) e aos alunos do 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos).
2. Aceitam-se apenas respostas individuais e, para cada desafio, cada participante só pode apresentar uma resposta.
3. Cada participante deve entregar a sua resposta, na Biblioteca Escolar, a qual será entregue ao respetivo professor de Matemática, até ao final de cada mês. Essa resposta deve estar devidamente identificada com o nome, número, ano e turma do participante.
4. Cada resposta é classificada de acordo com os seguintes níveis de desempenho:
* resultado correto, mas sem resolução – 1 ponto;
 * resposta parcialmente correta – 2 pontos;
 * resposta totalmente correta – 3 pontos.
Estes 3 pontos poderão ser acrescidos de um máximo de 2 pontos, tendo em conta a clareza e a originalidade da resposta apresentada.
5. A partir do mês de dezembro, na primeira semana de cada mês, é afixada a resolução do desafio do mês anterior.
6. São vencedores deste passatempo/concurso os dois participantes de cada ciclo que apresentarem maior pontuação final. Em caso de empate, os alunos em causa devem responder a um novo desafio.
7. No final do ano letivo, a todos os participantes que tenham apresentado pelo menos três respostas será entregue um certificado. Aos dois vencedores de cada ciclo será ainda atribuído um prémio, no final do ano letivo, em dia e hora a designar.
Se tiveres alguma dúvida quanto ao regulamento deste concurso/passatempo procura esclarecê-la com o teu professor de Matemática.
Não deixes de participar !!!


Dinamizadoras: Professoras  Alice Areias e Alice Carvalho