A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Sarau Cultural Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, em parceria com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas, realizou um Sarau Cultural, de modo a realçar momentos históricos importantes, como os 800 anos de Língua Portuguesa, pois foi precisamente em maio de 1214 que surgiu o primeiro texto nesta língua, um testamento da autoria do rei D. Afonso II.
Recordou-se, igualmente, a Revolução dos Cravos, o momento em que foram conquistadas liberdades essenciais para a dignidade humana e que alteraram o modo de estar na sociedade, permitindo o livre pensamento e expressão. Por fim, celebrou-se os 28 anos de adesão à União Europeia, diluindo-se algumas fronteiras, físicas e culturais. Neste Sarau, destacou-se a cultura como elo que permite unificar os Povos, salientando-se, deste modo, o lema da União Europeia: “Unidos na diversidade”!
Neste evento muito participado pela comunidade escolar, houve declamação de poemas, adivinhas, provérbios e canções sobre a temática do sarau. Esteve também presente a Vereadora da Educação, Dr.ª Adelina Paula, que abordou a importância da leitura.
Um dos momentos altos foi a intervenção do grupo Vilancico, dirigido pelo prof. Domingos Salvador, que interpretou músicas do século XVI ao XX, encerrando o sarau com o Hino da Alegria de Beethoven.
Foi um serão muito agradável, com grande adesão, e constituiu um excelente tempo de entretenimento cultural.