A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

terça-feira, 27 de maio de 2014

DIA DA EUROPA

            Para se celebrar Dia da UNIÃO EUROPEIA, dia 9 de maio, realizou-se, na Biblioteca da Escola E B 2/3 D. Afonso Henriques, uma palestra proferida pela Dra Ruthia Portelinha, Mestre em Estudos Europeus. O encontro subordinado ao tema "A dimensão cultural da União Europeia" concretizou-se no âmbito das comemorações da Semana da Europa, direcionada para alunos do 3º ciclo, participando três turmas.

Neste encontro, a oradora referenciou, numa visão sincrónica, a génese, conceito e ação da União Europeia, o que convergiu com os conteúdos lecionados nas aulas de Geografia. Com o lema “Unidos na Diversidade”, estas datas são uma excelente oportunidade de divulgar a variedade cultural dos povos e a singularidade de cada um e tem sido um forte elo de ligação da União Europeia.
Nesta palestra, a oradora destacou as várias Capitais Europeias de Cultura, cuja iniciativa começou em 1985 sob a diligência da ministra grega Melina Mercouri, dando particular ênfase à ação de Guimarães. O objetivo das CEC é a promoção de uma cidade ao longo de um ano para mostrar sua vida e desenvolvimento cultural, permitindo um melhor conhecimento mútuo entre os cidadãos da União Europeia.