A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

terça-feira, 28 de maio de 2013

Vamos conhecer o Arquivo!

Com o desígnio de comemorar o Dia Nacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril, as turmas C e D do 8º ano, visitaram o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, perspetivando o alargamento de conhecimentos sobre o património documental da nossa cidade.
Deste acervo, onde podem ser consultados documentos antigos desde o século XII, fazem parte exemplares como cartas de foral, registos paroquiais rudimentares sobre nascimentos, óbitos e casamentos, enormes livros de cânticos de igreja decorados e com letras pintadas a ouro, entre outros. Estes documentos estão arquivados em salas próprias climatizadas, com temperatura e humidade constantes, de modo a preservá-los o melhor possível.
Na atualidade, este Arquivo – que se situa bem perto do Largo dos Laranjais, junto ao edifício dos Correios - é de grande utilidade pública, pois existem serviços úteis aos cidadãos como a obtenção de certidões de nascimento, registos sobre o confronto de terras, para além da possibilidade de conhecermos a nossa árvore genealógica com passado remoto.
Finda a visita, em que os alunos manusearam livros antiquíssimos, observaram microfilmes e as estantes móveis, realizaram uma ilustração, no serviço educativo, que foi posteriormente afixada num grande mural junto à escadaria deste palacete que, em tempos, foi a Casa Navarros de Andrade.