Mafalda Peixoto, aluna do 9.º A
Onde começa o nosso sucesso?
No meu ponto de vista, tudo começa na escola. A escola dá-nos os princípios básicos precisos para começarmos o nosso sucesso. Há gente que diz que o ensino secundário e a universidade são uma perda de tempo mas, para mim, são um reforço para percebermos onde somos bons e de que é que nós gostámos. Depois disso, podemos escolher um emprego de que gostámos e assim teremos o nosso maior sucesso e consequentemente a felicidade.
Experiências de vida?! Todos nós já tivemos, sendo más ou boas. Um exemplo: amizades. As amizades são maravilhosas desde que encontremos grandes amigos, e é nesse período que vamos ter muitos desgostos. Mas digo-vos quando encontrarem os tais não vão querer outros.
Sucesso no desporto ou noutras atividades? É o melhor sentimento que podemos sentir. Sentir que somos bons em algo traz-nos uma felicidade que nem nos cabe no coração. Nestas atividades, aproveitamos ao máximo para nos distrairmos e ganharmos, inclusive, outros princípios para futuros próximos, como: a responsabilidade, a dedicação, a disciplina, a gratidão e perseverança para alcançar os objetivos.
Devemos guardar todas as nossas experiências sendo boas ou más, porque, é daí que tirámos as lições e os desafios por onde passámos, e pensámos nas maneiras que usamos para escapar. São esses escapes que nos tornam nas pessoas que somos hoje.