Documentário
“Vidas Afetadas”
No dia 30 de setembro, na aula de Cidadania e Desenvolvimento lecionada pela Prof.ª Fátima Rodrigues, após o visionamento do documentário “Vidas Afetadas” sobre a problemática "Tráfico de seres humanos", os alunos da turma do 7.º E fizeram uma pequena reflexão sobre o assunto.
“Na minha opinião, a tortura e os maus tratos de pessoas deviam ser proibidos em todos os países e devia ser mais controlado. Nenhuma pessoa devia passar por isso e a escravatura e exploração do ser humano deviam ser abolidas, pois ninguém merece passar por aquilo.”
Vasco Martins
“Na minha opinião, o tráfico de ser humano é uma atitude desumana, pois cada pessoa tem direito à liberdade. Imensas vítimas anteriormente passavam por pobreza e mudavam de país para terem uma vida e um emprego melhores e é isto que lhes sucede? Cada um tem direito à educação, à liberdade de expressão, de pensamento e de opinião. A escravatura e o tráfico humano são proibidos!”
Teresa Silva
Filipa Rocha
“Eu acho que todos os seres humanos têm os mesmos direitos e nunca ninguém deveria ser mal tratado ou maltratar ninguém. Porém, é uma coisa não se consegue controlar assim tão facilmente...”
Francisca Henriques
“Na minha opinião, o tráfico de seres humanos é terrível, enganam as pessoas dizendo que vão ter uma vida melhor e, na verdade, vão obrigar as pessoas a trabalhar em condições desumanas muitas horas sem parar e muitas vezes correndo risco de vida.”
Lua Moreira
“O tráfico
de seres humanos é um crime que implica diferentes ações, formas de violência e
de exploração. O traficante pode: transportar, alojar ou acolher a pessoa com a
intenção de submetê-la à exploração, nomeadamente a exploração sexual, a
exploração de trabalho, a escravidão, ou a exploração de outras atividades
criminosas, nomeadamente o emprego de violência, rapto, abuso de autoridade,
aproveitando-se de uma incapacidade da vítima ou através de outra forma de
engano.
Na minha opinião, o tráfico de seres humanos é horrível e um
trauma para quem o passa.”
Lara Oliveira
“Na minha opinião, o conteúdo vídeo que vi foi assustador, pois vemos pessoas a agredir outras achando que são superiores a elas. No vídeo, as pessoas que estavam a ser traficadas foram enganadas, viajavam para outro pais ou cidade pensando que iam ter uma vida melhor e depois tinham de trabalhar várias horas por dia.”
Margarida Monteiro
“Na minha opinião, não se devia fazer isso, pois todos somos humanos e devemos ter direitos iguais.”
Beatriz Araújo