A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Concurso literário "O som das palavras"

Já estamos a produzir os textos para o Concurso literário "O som das Palavras" transversal a todos os ciclos. Este foi o início da produção textual,  nas aulas da Prof.ª Eugénia Almeida.
Concurso Literário "O som das palavras"

Participa! Dá azo à tua imaginação!
O Som das Palavras
CONCURSO LITERÁRIO

REGULAMENTO


1)       APRESENTAÇÃO
No âmbito da Semana Concelhia da Leitura 2020, a Câmara Municipal de Guimarães, através da Biblioteca Municipal Raul Brandão e da Rede de Bibliotecas Escolares, desafia os alunos das escolas do concelho a produzir um texto original e criativo relacionado com o tema O Som das Palavras.  Esta será, também, a forma de homenagear Ludwig van Beethoven, no ano em que se celebram os 250 anos do seu nascimento.

2)     OBJETIVOS
São objetivos desta iniciativa:
a) fomentar e consolidar hábitos de escrita e leitura;
b) promover a escrita e valorizar a expressão literária;
c)  promover a criatividade e a imaginação.


3)     DESTINATÁRIOS
O concurso destina-se a jovens do 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário de qualquer estabelecimento de ensino do concelho de Guimarães, distribuídos por quatro escalões:
A – 3.º e 4.º anos;
B – 5.º e 6.º anos;
C –7.º ao 9.º ano;
D – Ensino Secundário.

4)     MODALIDADES
a)      Escalão A [1.º ciclo – alunos do 3.º e 4.º anos]: letra original (para uma música previamente selecionada) ou letra e música originais relacionadas com o tema O Som das Palavras [1 trabalho por turma];
b)      Escalão B [2.º ciclo]: texto poético subordinado ao tema O Som das Palavras com o máximo de uma folha A4 datilografada (frente e verso).
[Sugestão: os momentos de produção/inspiração poderão ser acompanhados pela audição das peças musicais de Ludwig van Beethoven];
c)      Escalão C [3.º ciclo]: conto original que integre na sua estrutura elementos musicais e/ou referências à vida e obra de Beethoven, com o máximo de 2 folhas A4 datilografadas (frente e verso);
d)      Escalão D [Ensino Secundário]: um comentário pessoal e livre sobre a afirmação de Bono Vox (vocalista dos U2) - “A música pode mudar o mundo, porque pode mudar as pessoas” ou texto livre em que o candidato escolha um poema ou a letra de uma música da sua preferência, justificando, convenientemente, a sua opção [máximo de 2 folhas A4 datilografadas (frente e verso)].

Nota: O trabalho a concurso no escalão A deverá ser original e coletivo. Os textos a concurso dos escalões B, C e D deverão ser originais e individuais.

5)     FORMATAÇÃO DOS TEXTOS
a)      Os textos deverão ser datilografados em estilo Arial, tamanho 11 e espaçamento 1,5 cm, com margens de 2,5 cm.

6)     CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
a)      Cada documento, datilografado, deve ter, além do texto e título, um pseudónimo e a identificação do ciclo a que concorre.
b)      No caso do Escalão A, também deverá ser entregue uma pen drive com a gravação áudio da música (a pen será posteriormente devolvida).
c)      A responsabilidade pela seleção dos trabalhos é decidida internamente por cada agrupamento de escolas ou escola não agrupada.
d)      Cada agrupamento poderá concorrer com um máximo de 2 trabalhos por ciclo.
e)      Os trabalhos a concurso deverão ser entregues em envelope fechado (um envelope por agrupamento). No seu interior deverá constar também, um outro envelope fechado com a identificação dos autores (pseudónimo, nome completo, ano, turma e escola).
f)       Os autores dos trabalhos, ao participarem no concurso, autorizam, sem qualquer remuneração em troca, a divulgação e publicação dos mesmos.

7)     CALENDARIZAÇÃO
a)      Divulgação do Concurso – a partir do dia 16 de dezembro
b)      Entrega dos textos nos Agrupamentos e Escolas não agrupadas – até 23 de abril de 2020
c)      Seleção por parte do júri interno dos textos a concurso (2 textos por escalão) – até dia 06 de maio de 2020.
d)      Entrega dos textos selecionados na Biblioteca Municipal Raul Brandão – até 08 de maio de 2019.
e)      Apreciação dos trabalhos pelo Júri – de 11 a 15 de maio de 2020.
f)       Sessão pública – divulgação dos resultados e entrega dos prémios (22 de maio – Dia do Autor Português).

8)     JÚRI
a)      O Júri é constituído por um representante da CM Guimarães (a designar); um representante da Biblioteca Raul Brandão (Ivone Gonçalves); um representante da Rede de Bibliotecas Escolares (Rui Festa).
b)      O júri do concurso reserva-se o direito de excluir texto/trabalhos que não reúnam as qualidades mínimas de participação.
c)      As decisões do Júri são soberanas, não sendo admitido recurso.

9)     ANÚNCIO E PRÉMIOS
a)      O anúncio dos vencedores, atribuição e entrega dos prémios serão efetuados durante a Semana Concelhia da Leitura 2020.
b)      Para cada escalão será atribuído um prémio.
c)      Os quatro trabalhos serão publicados no sítio da Biblioteca Municipal Raul Brandão (www.bmrb.pt).

10)  CASOS OMISSOS E DÚVIDAS
a)      Todos os casos omissos serão tratados pela organização em conjunto com o júri do concurso, os quais são soberanos.
b)      Qualquer dúvida poderá ser esclarecida junto da Biblioteca Municipal Raul Brandão ou das bibliotecas escolares dos Agrupamentos e das Escolas não agrupadas.